9º Encontro Masters de Basquetebol

No passado sábado realizou-se o 9.º Encontro de Masters de basquetebol, conforme estava previsto.

Este ano entendemos homenagear a Equipa Campeã Nacional de Cadetes da época de 1998/99. A Direção do Clube esteve representada pelo Presidente, Prof. Pedro Sarmento e pelos Vice-Presidentes Sérgio Macedo, Pedro Carvalho de Sousa e João Bispo. A Mariana Ferreira, impulsionadora destas iniciativas desde o início, não pôde estar presente por compromissos pessoais assumidos, e das homenageadas, pelos mesmo motivos não compareceram a Rita Moreira, a Ágata e a Ana Ferreira (a viver na Irlanda). Em sentido contrário, estiveram presentes para além dos ex-atletas masculinos e femininos habituais, e entre tantos outros, o Sr. Evélio de Sousa, antigo chefe de seção do basquetebol e dirigente do Clube, o Sr. Artur Coelho, associado n.º 13, o Eduardo Pires e uma atleta da primeira equipa feminina do Clube, Olga Ferreira. Registamos e destacamos ainda a Prof.ª Maria José Rocha, atleta dos anos setenta, que nos surpreendeu com a sua presença depois de longos meses de internamento por doença. A sua alegria e a sua força foram estimulantes para todos neste convívio que se prolongou durante o churrasco no nosso bar. Retirou-se por volta das 21 horas com a promessa de voltar. Ficamos gratos com a sua presença.

Estivemos em direto com a Clara Silvestre, nos E.U. e visionamos as fotos do 80.º aniversário do nosso antigo atleta (1969) Manfred Kafinger a viver em “Bad Voeslau” na Áustria.

Como habitualmente, este reencontro passou pelo regresso ao jogo, o basquetebol num misto de equipas, onde alguns dos filhos das nossas atletas participaram conjuntamente com os Pais/ Mães numa competição salutar.

No cumprimento do programa previamente estabelecido, por volta das 17 horas procedeu-se à cerimónia de homenagem das atletas da equipa de cadetes campeã nacional 1998/ 99, 20 ANOS DEPOIS.

Seguiu-se a habitual foto do encontro, com a presença de todos os Masters e dos seus familiares e mantivemos o convívio com um retemperador churrasco servido no nosso bar. De salientar, que este ano batemos o recorde do convívio com alguns quantos resistentes até por volta da 1 hora da manhã. Foi um autêntico (Re)encontro…

Até para o ano…

 

JLDRego

segunda, 01 julho 2019

Futuro Complexo Desportivo AFC

No final do mês de Maio, iniciou-se nas instalações do Académico Futebol Clube o estudo geológico-geotécnico, que tem como principal objetivo conhecer e quantificar as carcterísticas do terreno que podem afetar a viabilidade, projeto e construção da obra prevista. Este estudo deve permitir a antecipação dos possíveis problemas vinculados ao terreno, permitindo a conseguinte planificação e otimização de custos, tanto na minimização ou eliminação de riscos como na execução do projeto.

segunda, 01 julho 2019

Feira da Saúde 2019

No dia 25 de maio o Académico FC marcou presença na Feira da Saúde da Junta de Freguesia do Bonfim, dinamizando várias atividades desportivas direcionadas para os alunos do 1º Ciclo da Freguesia.

segunda, 01 julho 2019

9º Encontro Masters Basquetebol

É já no próximo sábado, 15 de junho que decorre o 9º Encontro de Masters de Basquetebol.

quarta, 12 junho 2019

Títulos

quinta, 30 maio 2019 Escrito por

Estatutos

ACADÉMICO FUTEBOL CLUBE

ESTATUTOS

CAPÍTULO I

DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE

Artigo 1° - O Académico Futebol Clube é uma associação desportiva, recreativa e cultural fundada em 15 de Setembro de 1911, pessoa colectiva de direito privado, de tipo associativo, qualificada de Instituição de Utilidade Pública, rege-se pelos presentes Estatutos, regulamentos complementares e legislação aplicável.

Artigo 2º - O Académico Futebol Clube tem por fim desenvolver a educação física e os desportos, promovendo a sua prática e expansão, especialmente entre os seus associados, proporcionando-lhes igualmente meios de cultura e distracção.

Artigo 3º - São interditas ao Clube actividades de carácter político e religioso.

Artigo 4º - O Académico Futebol Clube tem a sua sede, instalações sociais e desportivas no Porto, na Rua Costa Cabral, n.º 186, podendo ocupar ou possuir instalações em qualquer outro local.

CAPÍTULO II

INSÍGNIAS E PAVILHÃO

Artigo 5º - A insígnia do Clube é formada por um triângulo mistilíneo em formato de escudo, bipartido, nas cores preta e branca, respectivamente à esquerda e à direita encimada pelas letras A.F.C., colocado sobre a Cruz de Cristo, conforme desenho anexo.

Artigo 6º - O Pavilhão é representado por um triângulo bipartido nas cores preta e branca, tendo ao centro a insígnia do Clube.

Artigo 7º - Os atletas do Clube equiparão de preferencialmente com camisola branca e calção preto.

CAPÍTULO III

COMPOSIÇÃO

Artigo 8º - A

quarta, 29 maio 2019 Escrito por

Participação

A direção do ACADÉMICO F.C., cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do nosso associado n.º 53, Sr. FERNANDO MANUEL OLIVEIRA RIBEIRO, Ex- Presidente da direção do Clube, no passado domingo dia 05 de Maio de 2019.

O corpo encontra-se depositado em câmara ardente na capela mortuária da Igreja de S. Antoninho das Antas, e o funeral realiza-se amanhã, dia 07 pelas, pelas 9 horas e 45 minutos com missa de corpo presente.

A direção do ACADÉMICO F.C., à família enlutada endereça os mais sentidos pêsames.

segunda, 06 maio 2019

Convite aos sócios do AFC

Convite aos Sócios,

 

O Académico Futebol Clube ao longo dos seus quase 108 anos de existência viveu momentos de enorme importância para o Desporto Nacional.

No século passado nos anos 20 fomos inovadores com a construção do Estádio do Lima e nos anos 60 voltamos a marcar a diferença com a construção dos Pavilhões Desportivos do Lima.

Na Assembleia Geral do próximo dia 30 de Abril (21.00 Horas) os sócios do AFC decidirão se aceitam a proposta de reformulação do Complexo Desportivo do Académico Futebol Clube, apresentada pela Direção em colaboração com a Empresa Espanhola Supera.

A Direção convida todos os sócios a participarem neste momento histórico, participando na definição do Futuro do Desporto na cidade do Porto.

 

 

José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes

Presidente da Direção do AFC

 

quarta, 24 abril 2019

Assembleia Geral - 30 Abril

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Convocatória

De acordo com o preceituado no artº 35 do nº 2 dos estatutos, convocam-se os Senhores Associados a reunirem em Assembleia Geral Ordinária, no dia 30 de abril de 2019. pelas 20:00, na Sede do Clube, com a seguinte

 

Ordem de Trabalhos:

  1. Leitura, discussão e votação da ata da última Assembleia Geral.
  2. Apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas da Gerência respeitante ao ano civil de 2018 e do parecer do Conselho Fiscal.
  3. Apreciação e votação da proposta dos Corpos Gerentes do Académico FC para atribuição da distinção de Sócios Honorários, Sócios de Mérito e Sócios Beneméritos.
  4. Apreciação e votação da proposta da Direção do Académico FC para alteração dos Estatutos.
  5. Deliberação sobre a concessão de autorização à Direção do Académico FC para negociar e contratualizar o Projeto do Complexo Desportivo do Académico FC.
  6. Trinta minutos para apresentação e discussão de outros assuntos do interesse do Clube.

Se a esta convocatória não comparecer a maioria dos Sócios, fica desde já feita a Segunda Convocatória para UMA HORA DEPOIS funcionando então a Assembleia com qualquer número de Associados, em conformidade com o artº 37º dos Estatutos.

 

Porto, 08 de abril de 2019


 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral


(Sílvio Rui Cervan)

terça, 23 abril 2019
Pág. 1 de 59